Trata-se de um conjunto de processos e estratégias que visam mobilizar e levantar recursos financeiros para financiar a operação, otimizar projetos, socorrer a empresa em momento de crise ou alavancar um negócio.

Antes de começar a buscar um aporte é importante avaliar criteriosamente o perfil de parceria que mais faz sentido com seu momento e aspirações.

É preciso entender que a empresa terá que passar por todos estágios de consolidação, validação, planejamento de retorno futuro.

Ao associar-se à um investidor é fundamental ter clareza do equity produzido pela empresa para que que consiga lidar com os investidores e todas as suas demandas assim como ter clareza sobre as caracteristicas do investidor que mais agregue valor para o negócio. Aqui estão alguns tipos principais de investidores:

Instituições Financeiras; Investidores Institucionai (organizações que investem em nome de terceiros, os exemplos incluem fundos de pensão, companhias de seguros, doações e fundos mútuos) geram grandes reservas de capital e fazem investimentos diversificados, investidores Individuais, investidor anjo, capitalistas de risco, investidores de capital privado, fundos de hedge, investidores imobiliários, investidores de varejo, investidores governamentais, investidores de impacto.